domingo, 31 de maio de 2009

Viagem mais rápida que a luz


A Teoria da Relatividade é bastante inflexível: nada pode viajar mais rápido que a luz. A velocidade máxima permitida no Universo seriam os tais 300 mil Km/s, e olhe que somente partículas sem massa (como as que compõem a luz) poderiam chegar lá. Albert Einstein chegou a essa conclusão ao equalizar matéria e energia como duas faces de uma mesma moeda, na versão de sua teoria formulada em 1905. O que o físico alemão demonstrou é que todos os conceitos que os cientistas antes tinham como absolutos (como massa, distância e tempo) eram na verdade relativos, dependendo das circunstâncias de quem os observam. As equações de Einstein demonstravam, por exemplo, que um objeto ganha mais massa quanto maior for a sua velocidade.

De forma inversa, quanto mais rápido ele avança, mais devagar o tempo passa. E todas essas conclusões já foram confirmadas em experimentos de laboratório. Então, por que será que ninguém sente isso no dia-a-dia? Alguém aí percebe que o tempo passa mais devagar dentro de um carro a 100Km/h do que se ele estivesse parado? Ninguém percebe! E a razão é simples: essas coisas só se tornam perceptíveis quando a velocidade é próxima a da luz.

A teoria de Einstein demonstra que, quanto mais nos aproximamos da velocidade da luz, maior fica a nossa massa, e mais energia vai ser necessária para acelerar ainda mais.
No limite hipotético da velocidade da luz, nossa massa ficaria infinita, e exigiria energia infinita para seguir acelerando. Como ainda não inventaram nenhuma fonte de energia infinita, esse é o fim da linha. Será mesmo?

Não para o físico mexicano Miguel Alcubierre. Em um estudo publicado em 1994, ele sugere uma maneira de driblar a teoria de Einstein e viajar mais rápido que a luz. Lembre-se de que, segundo a teoria, não é só o tempo que é relativo: as dimensões espaciais (comprimento, largura e altura) também são. Alcubierre sugere essa é a chave para fazer viagens mais rápidas que a luz sem violar a relatividade.

Como? E se em vez de acelerar a nave loucamente, tentássemos simplesmente encurtar a distância a ser percorrida, manipulando as dimensões do espaço? Então mesmo viajando numa velocidade bem modesta, poderíamos tomar um atalho e vencer distâncias gigantescas! Na prática isso é viagem mais rápida que a luz.

O físico mexicano demonstrou que isso poderia ser feito sem violar nenhuma lei da física, mas exigiria a existência de "matéria exótica", uma hipotética substância que teria a propriedade de ter densidade de energia negativa. Essa mesma substância também é exigida para manter abertos os teóricos "buracos de minhoca" (nome que os cientistas deram para esses atalhos).
Pelo que sabemos, os buracos de minhoca não são uma violação da relatividade. Esses fenômenos permitiriam voos aparentemente mais velozes que os 300 mil Km/s.

Lamentavelmente, nenhum tipo de matéria que conhecemos hoje tem essa propriedade, e por isso, na prática, viajar mais rápido que a luz continua ainda tão impossível quanto na época de Einstein.

Mas há mais chances de se encontrar essa tal "matéria exótica" com energia negativa do que obter uma fonte de energia infinita.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

P/ Casa - Atividades extra (PRAZO ENCERRADO)


Aqui colocarei algumas atividades extra-classe, que se entregues até a data marcada, valerão cada um pontos na hora de fechar a Média Bimestral.
Esses trabalhos devem ser entregues diretamente na biblioteca do EEB Manoel Henrique de Assis, aos cuidados da profª. Dirce e/ou Helenice.
7ª série:
atividade 1
  • Fazer uma tabela e um gráfico no plano cartesiano => y= 2x-4
  • representar a seguinte expressão algébrica: o quadrado da terça parte da raíz cúbica da diferença dos números X e Y
Observações importantes:
  1. o trabalho só vai valer nota se você deixar um comentário aqui no blog
  2. entregar até terça-feira, dia 02/06


1º/2º/3º anos:

atividade 1
  • pode-se extrair da água do mar os seguintes sais:
-cloreto de sódio: o nosso "sal de cozinha"
-brometo de potássio : é atualmente usado como droga veterinária, como uma droga antiepiléptica para cães e gatos
-iodeto de sódio : usado na detecção de radiação e na prevenção e tratamento da deficiência de iodo(bócio endêmico)
-cloreto de magnésio

Dê a representaçã o química desses sais e os usos do cloreto de magnésio.

atividade 2
  • Uma formiga caminha com velocidade média de 0,20cm/s.
Determine:
a) a distância que ela percorre em 10 minutos.
b) o trabalho que ela realiza sobre uma folha de 0,2g quando ela transporta essa folha de um ponto A para outro B, situado 8,0m acima de A.

atividade 3
  • A velocidade do aeromodelo está aumentando, diminuindo ou é constante? Justifique.











atividade 4
  • Se você está com raiva da vida e quer explodir o mundo, então entenda como funciona uma Bomba Atômica, dando uma olhadinha no vídeo do YouTube abaixo. Depois faça um desenho do esquema que aparece no vídeo nos exatos 03min:35seg !
  • Capriche no desenho!
  • Coloque um comentário aqui no blog com sua conclusão sobre o vídeo.


Observações importantes:
  1. o trabalho só vai valer nota se você deixar um comentário aqui no blog
  2. entregar até terça-feira, dia 02/06
Abraços e BOA SORTE!!!

=)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Discovery Channel no PC


O Discovery Channel é um dos canais de televisão mais interessantes quando o assunto é Ciências e Tecnologia. Infelizmente nem todos têm acesso à TV por assinatura. Mas uma alternativa, para quem tem conexão de internet é acessar o site da TVBruno, que transmite o canal da Discovery 24Hs. Ou você ainda pode visitar o site da Discovery e ver os vídeos disponíveis. Vale a pena!!!



Bom divertimento.

=)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Saudações...




Com muita alegria estreamos nosso blog.

Aqui você encontrará dicas, sugestões, curiosidades e muito mais sobre Ciência e Tecnologia.


=)